A África e a Primeira Guerra Mundial

Prisioneiros alemães escoltados por cavaleiros argelinos [s.d.]. Agence Rol.

      O envolvimento das potências europeias na Primeira Guerra Mundial consequentemente envolveu suas colônias africanas no conflito seja com ajuda de contingente militar ou de suprimentos. A participação da África na guerra teve várias repercussões no geral, e em específico (o enfoque deste texto) é para o caso da Argélia.


            Na década de 1910, praticamente todo território africano estava sob dominação das potências europeias e com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 envolvendo estas mesmas potências, a África também se envolveu direta e indiretamente no conflito, sendo que algumas batalhas foram travadas em seu território. Entre as repercussões da guerra no continente africano, vale ressaltar que milhares de africanos foram recrutados voluntariamente ou à força para participarem das campanhas na Europa ou como carregadores para os exércitos, sendo que mais de 150 mil perderam suas vidas. Ocorreu também o êxodo de parte dos europeus em funções administrativas e comerciais na África para juntarem-se as tropas de seus países, o que provocou parcial ou completamente a paralização de inúmeros serviços essenciais nas colônias que eram a cargo dos europeus.
            Outra repercussão da guerra foi a necessidade de substituição da mão de obra na Europa já que os operários estavam mobilizados no combate. Com isso ocorreu, no exemplo da Argélia, a migração voluntária de mão de obra argelina para a França.
            Além do envolvimento humano dos africanos, a economia africana também foi prejudicada com a guerra. “De modo geral, provocou a queda dos preços de produtos básicos e a elevação dos preços de artigos importados, dada a redução da oferta” (CROWDER, p. 339). A economia das colônias africanas, dada à necessidade de suprimentos e favorecimento das casas importadoras e exportadoras das potências governantes, sofreu intervenções dos seus Estados que controlavam os preços, requeriam colheitas e a obrigação de cultivo de certos produtos além de recrutar mão de obra para projetos essenciais. Os produtos que já não eram suficientes na Europa eram buscados, no caso da França, no norte da África que estava sob seu controle, servindo então como fonte de suprimentos.
            A guerra também teve consequências sociais e políticas no continente africano quando começaram a se delinear os movimentos nacionalistas e a ideia de autodeterminação dos africanos. Outra consequência foi que com a participação africana no conflito, a população esperava uma contrapartida pela ajuda prestada. Na Argélia, o esforço e contribuição na guerra foram recompensados com a melhoria, limitada, da situação econômica e política dos argelinos.
           




Um comentário:

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo